segunda-feira, 29 de abril de 2013

Bolo de chocolate sem leite de vaca, sem soja e sem ovos

    Esse fim de semana, fiz um bolinho de chocolate e aproveitei para revisar a receita que temos aqui. Mudei um pouquinho e vou atualizar na página de Bolos. E para continuar na nossa mudança para o leite de aveia, coloquei -o no bolo ao invés do leite de coco da receita original, e ficou muito bom. Mas para quem ainda preferir, o leite de coco pode ser usado normalmente. Só para fazer bonitnho, separei um pouquinho da massa antes de colocar o chocolate, deixando-a branca, e misturei no tabuleiro.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aprendizado, dietas, médicos...vamos conversar e desabafar...

   É impressionante o quanto aprendemos convivendo com essa alergia. Cada dia, cada semana, mês e ano que passo nessa trajetória traz mais informações, mais dúvidas, mais superação. O bom é poder compartilhar isso tudo com pessoas que realmente entendem e que também convivem direta ou indiretamente com ela.
  Acho que nosso primeiro problema é encontrar um bom médico  que seja  realmente entendido no assunto. Mas, mesmo quando esses são encontrados é tão difícil confiar e seguir tudo. É claro que eles estudam e se preparam, que trabalham com isso há tempos, porém, desses também já ouvi cada barbaridade que me dá até medo...não sei mais do que eles, não quero ser pretensiosa a esse respeito, entretanto sou um ser pensante, que estuda muitooooo e está sempre disposto a aprender mais. Então, quando ouço, direta ou indiretamente( através de companheiros de luta contra a alergia), uma coisa meio "louca", fico arrepiada. E já reparei também que , sim, há meios de cura que são indiscutíveis, mas que exitem detalhes que ainda não são consenso, que há detalhes na dieta e na forma de lidar com a alergia que podem variar, e que mesmo assim a criança pode ficar curada. O que um médico considera alergia grave, outro pode achar que seja moderada. Enfim, temos que ouvir, perguntar, não ter medo de querer saber mais e nem de desconfiar do que nos é dito. 
    Falei disso porque já fui com João a vários médicos, uns considerados os melhores no assunto, uns especialistas e uns pediatras "comuns" ,e já ouvi coisas sensatas de quem menos se esperava e coisas loucas de quem se chama de super entendido. Enfim, não quero julgá-los, pode ser que a maneira deles de agir tenha dado certo para outros pacientes(já fiquei sabendo de casos que sim). Mas com João não deu. E sabem o que mais me irrita?!? São pessoas achando que elas cuidaram do caso de alergia melhor que nós! Meu filho não ficou bom até agora, não foi por falta de cuidado, não foi por que deixamos passar algo, não foi por dieta errada, ele não ficou bom e pronto! E continuamos na luta. Sim, nossa dieta é a que acreditamos, é a que váriossss médicos nos disseram que é mais plausível, é uma dieta que várias crianças fizeram e ficaram boas. Mas deixa isso pra lá...não é por isso que estou aqui....
   No último mês fomos a dois novos médicos e ouvimos coisas que já sabíamos e coisas novas. Uma das coisas que já sabíamos era que a dieta que seguimos está super adequada e que não, pelo menos por enquanto, não precisamos tirar mais nada da dieta. João cresce bem e tem ótimo peso (problema bastante comum entre crianças com alergia é a falta de ganho de peso e altura). Outra coisa que já tinha sido informada por uma pediatra, que entretanto não tinha tanta certeza sobre o assunto, era que o Aptamil pept seria um leite menos indicado para crianças com reações intestinais à proteína( que é o caso do João, entre tantos outros sintomas), que ele seria bem tolerado por crianças com respostas de pele, mas não intestinais. Assim, com a confirmação dessa informação passaremos para o leite de aveia, que foi liberado pelos dois médicos.
   Novas informações vieram nas solicitações de exames. Sempre que fizemos exames de sangue no João, fizemos IgE total para leite e ovos, isso porque nosso médico anterior (opinião compartilhada por 1 dos novos médicos que fomos), sempre dizia que não adianta fazer partilhado por proteína, já que na hora de oferecer o produto à criança a probabilidade de ingestão de uma proteína separada é mínima e que nem valeria a pena arriscar, devido a muito provável contaminação.  Porém, um dos médicos que fomos nos explicou que dependendo da proteína o prognóstico muda. Há proteínas que indicam(apesar de não dar certeza), que a alergia é muito grave e outras que indicam que ela é duradoura. Como João, graças a Deus, nunca teve choque, acredita-se que sua alergia não seja tão grave( opinião sobre gravidade varia muito, como João tem respostas em várias frentes - pele, intestino, parte respiratória e incha em suas extremidade, muitos médicos consideram sua alergia grave),  mas é bastante esperado que seja duradoura, pela sua idade. Ainda não fizemos os exames, então aguardaremos resultados. Outro exame novo é o CD4 CD8, que eu nunca tinha ouvido falar que era associado a alergia alimentar, e ainda não consegui entender melhor. E adoraria ouvir relatos a respeito. E dependendo desses resultados, aí sim, teremos que mudar drasticamente a dieta dele...vamos ver...
  Bem, hoje não trouxe uma receita, somente vim partilhar informações e desabafar. Deixo o espaço aberto para fazerem o mesmo. 
  Ih, acabei falando demais :)

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bolos, algumas dicas e comentários

  Vou colocar algumas dicas e ideias na página de Bolos, antes dos bolos, algo que poderá ser aproveitado em todas as receitas de bolos, e caso haja alguma para a qual tais dicas não valham, será informado individualmente. Essas dicas poderão ser alteradas e aumentadas, coisinhas que vou aprendendo com o tempo, aprendendo a cada bolo feito, a cada receita que não da certo. Assim, ficarei feliz de receber informações de todos, qualquer dicas que acharem útil, podem mandar que acrescentaremos em nossas dicas. Vou começar aqui algumas ideias e passo para lá.

1. Todos os bolos podem ser feitos com leite de coco, leite de aveia ou água morna (caso haja na receita algum desses ingredientes). A diferença de textura e sabor não é grande e não vale a pena deixar de fazer por falta de algum ingrediente. Também vai do gosto de cada pessoa escolher seu ingrediente desses é seu preferido. Obs.: não testei com leite de arroz, porém acredito que também dê certo.

2. Na hora de fazer os bolos, não juntar o fermento químico e o vinagre branco logo no início do preparo, colocar um depois misturar bem com os ingredientes já colocados e depois acrescentar o outro. Se entrarem em contato sem a mistura ser feita, o fermento perderá seu efeito.

3. O tempo de assar pode varia muito dependendo do forno de cada um, não deixem de ficar de olho e testar com palitinhos. Não é recomendado abrir o forno antes de 30 minutos assando, depois disso não há problemas.

4. Deixar as crianças ajudarem, dá trabalho, faz sujeira, mas é muito divertido e eles adoram! Tentem :)

  Não lembro mais agora, mas vou aumentando nossa listinha aos poucos.

Bolo de fubá sem leite, ovos e sem soja

  Hoje, é dia do índio e, como em várias escolas, na escola do meu filho hoje será um dia de aprendizado e músicas sobre eles( até acho que o aprendizado sobre o assunto poderia ser maior; mas isso já é outra preocupação). Para acompanhar tudo isso, um bom e velho lanche coletivo. Já tive tanta raiva desses lanchinhos, que em muitas ocasiões foram inapropriados ao padrão alimentar do João, porém, hoje tenho muito a comemorar, os ítens pedidos foram todos muito pertinentes à ocasião e ao cardápio dele. Ano passado tivemos: pães de queijo, biscoitos polvilhos e docinhos; já esse ano foram: frutas, aipim, milho cozido e o bolo de fubá. Este, fizemos juntos, João e eu. Ficou bem gostoso e livre para todos. 
  Receita bem simples e prática, aprovada por todos aqui em casa, ótima para café da manhã e lanches da tarde. Receita na página Bolos, ítem bolos.


Dia a dia

  Andei sumida novamente, mas desa vez não foi por motivo nenhum, apensa o dia a dia, o corre corre que tomaram toda minha atenção e meu tempo e acabei me distraindo, e perdi alguns dias de posts. Mas vamos lá, vamos voltar..

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Leite de Aveia

  Esse mês tive problemas de encontrar o leite de alérgico que João toma, fiquei sabendo que seriam problemas na alfandega, enfim...pensando em outras possibilidades, comprei um leite de aveia. Já tinha testado leite de arroz, mas achei muito ruim e João também não gostou. Com leite de aveia, tive uma melhor impressão, lembra um leite de soja, porém com sabor mais suave. Mas...João também não gostou, nem puro, nem batido com banana(como ele toma seu leite especial). Tadinho, pediu até o leite que toma todos os dias, que é muitooo horrível. Mais uma prova que gosto é hábito, porque quando começou a tomar seu leite especial, ele detestava e não queria tomar de jeito nenhum, agora o prefere. De qualquer forma, acho que seja uma boa opção em situações que não encontrarmos o outro, ou em uma viagem. 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Biscoito com leite de arroz sabor chocolate.

  Continuando na revisão de algumas receitas, refiz e não fiquei feliz com a receita de biscoito de chocolate com leite de arroz, não fica com sabor satisfatório de chocolate e ainda tem que usar o leite de arroz que é caro. Não tenho nada contra a usar o leite de arroz natural no lugar do leite de coco em algumas receitas, e ainda pretendo testar mais deste uso, porém nesse caso específico não acho que valha a pena. Sendo assim, a receita abaixo será retirada da página de receitas doces amanhã. Na página de Lanches,  subparte: biscoitos, ainda há uma receita de biscoito de chocolate, que ainda uso e será revista em breve.


6.Biscoito de chocolate -

2 xc de farinha de trigo(pode usar uma parte de farinha integral)
1 1/2 xc de amido de milho
1 1/2 xc de leite de arroz com chocolate
1/2 xc de açúcar
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de fermento em pó
5 colheres de sopa de chocolate em pó